quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ajuste do pinhão com a coroa














Um pinhão muito apertado com a coroa pode causar aquecimento do motor, tanto glow quanto EP, já uma regulagem mais folgada pode danificar a coroa com poucas voltas, mas qual é o ajuste certo?














Primeiramente vamos desmontar o conjunto para aproveitar e verificar os rolamentos, peça importantíssima no desempenho do carro, dependendo do diâmetro interno uma caneta basta para verificar seu estado, antes disso limpe-o bem com WD para retirar o escesso de sujeira externa, com a ponta do dedo gire-o devagar para um lado e para outro, caso sinta algum travamento é sinal de que as bilhas internas estão sujas, danificadas ou o canal por onde elas correm já está desgastado, podem causar o travamento durante o uso e comprometem toda a mecânica, troque, o valor é tão pequeno mediante o prejuízo que pode causar que não vale à pena limpar.
Checar se existem pequenas pedras presas na coroa de plástico também prolonga a sua vida útil, retire com uma chave de fenda fina ou um clips.















Para o ajuste ideal do encosto entre pinhão e coroa recorte pequenas tiras de papel, a largura deve ser um pouco maior do que a largura da engrenagem / pinhão e o comprimento máximo de 5 cm, gire manualmente o conjunto e retire a folha.














Ela deve conter as marcas das engrenagens de uma forma suave, nem muito, nem pouco. Desta forma o carro vai trabalhar mais solto e vida útil do conjunto será maior.

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